domingo, 1 de setembro de 2013

Dica de Viagem: O que você não viu na Serra Gaúcha

Para aproveitar este finzinho de inverno, que tal uma viagem para a deliciosa Serra Gaúcha? Já foi? Garanto que ainda não aproveitou tudo que a região tem a oferecer.
No início deste ano, eu e meu marido fomos de férias, e fora de temporada para lá, e o roteiro que mais gostamos com certeza foi um dos menos explorados: a rota italiana. Nos surpreendemos, quando voltamos, ao conversar com nossos amigos que já foram em viagem pra lá, nenhum deles fez esta rota. A maioria, inclusive nós, fazem o roteiro clássico: Rota dos vinhos e espumantes, Gramado, Canela, Bento, tudo que é museus, igrejas e recantos naturais, sim, realmente é tudo lindo e charmoso, e vale muito a pena. Porém, se você já foi em outra oportunidade conhecer todos estes lugares citados acima, ou você vai pela primeira vez, mas com tempo, com certeza você tem que fazer a Rota Italiana também conhecida por Caminhos de Pedra.

Essa rota acontece bem no interior de Bento Gonçalves, onde os primeiros imigrantes italianos fixaram residência e começaram a produzir suas uvas. O caminho é a herança italiana firmada nesse local, conhecida como "Toscana Brasileira".

É um passeio principalmente para observação da arquitetura de época, as paisagens, e as várias paradas inclusas no roteiro, todas demarcadas com bandeiras.

Há Casa de doces, do tomate, da ovelha, do artesanato, da tecelagem, da erva mate, e um restaurante super bem decorado.

Casa do Tomate, onde explicam todo processo de fabricação de seus diversos produtos provenientes do tomate. Tem salgadinhos, patês, cremes hidratantes, enfim, uma infinidade de produtos, para você provar e levar pra casa.


A Casa da Ovelha foi o que mais gostamos é muito legal! No começo lhe é passada uma palestra onde explicam como começou tudo desde os fundadores, falam e mostram os queijos que produzem lá mesmo, o local que produzem, e depois provamos os vários tipos de queijo. Em seguida vamos a campo conhecer a fazenda, onde ficam as ovelhas, e onde há demonstração de pastoreio de ovelhas com seus cachorros muito inteligentes e treinados Border Collies. Conhecemos o local onde é tirado o leite das ovelhas e podemos dar comida a elas, é muito amor :)))

Cardápio muito fofo da Casa Vanni.

Interior do Restaurante Casa Vanni, cheio de detalhes, almoço tradicional italiano. 


Boa viagem! Beijos, Jennifer


4 comentários:

  1. Bento dispensa comentários, é td de bom!

    ResponderExcluir
  2. Gladis, realmente, de todos lugares que passamos pela Serra Gaúcha, Bento foi a cidade que mais me encantou.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. luizmelgacoprimeiro@hotmail.com3 de setembro de 2013 às 01:34

    Bento é tudo de bom, que estou pensando em morar lá ainda este ano...
    Passei férias em Bento de 2012 para 2013, não conheci todos esses lugares,
    mas em breve pretendo voltar e talvez ficar...vou querer visitar todos esses
    lugares...
    Esta cidade é maravilhosa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      A cidade é linda, encantadora, tudo de bom!
      Na próxima viagem faça esta rota, você vai adorar!
      Beijos

      Excluir

Conte pra gente o que está pensando :)